O cenário é o mesmo para empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação: um mercado altamente competitivo, globalizado, conectado à internet e tão dinâmico quanto à rápida evolução tecnológica que presenciamos diariamente.

Enquanto os seus concorrentes são capazes de oferecer ao mercado o mesmo nível de qualidade que o de seus produtos, os consumidores modernos são cada vez mais informados, exigentes e esperam que as marcas se diferenciem e se comuniquem de forma ágil e personalizada, principalmente na web.

O desafio para as empresas é enorme, e maior ainda é a necessidade de marcarem presença no ambiente online.

Considerando que 80,4% dos 95 milhões de internautas brasileiros conectam-se diariamente à internet por meio de celulares e tablets, o foco das empresas não deve estar somente nas estratégias para se destacar na web, mas em garantir que seus canais digitais estejam adaptados para os diversos formatos de telas existentes no mercado.

Então, a palavra de ordem no marketing digital é responsividade. Neste artigo, reunimos as informações mais importantes sobre o que é um site responsivo e quais são as vantagens em investir nesta ferramenta para a sua empresa.

O que é um site responsivo?

Antes de entrarmos no mérito das principais vantagens que um site responsivo oferece para as empresas, é preciso nivelarmos o nosso conhecimento sobre esse conceito.

O site responsivo é desenvolvido com foco total em proporcionar a melhor experiência possível aos usuários, independentemente do dispositivo que cada um deles escolheu para navegar no website — seja um smartphone ou uma TV de 42 polegadas.

Sites responsivos são programados para compreender o tamanho do dispositivo que está tentando acessar a página e, portanto, o espaço que há disponível para adaptar e distribuir os elementos do site da melhor maneira possível.

A adaptação na estrutura do site vai desde o redimensionamento das imagens e textos até a distribuição dos componentes na tela. Um site responsivo nunca fica desconfigurado e promove a melhor experiência possível aos visitantes.

Site responsivo X site mobile: quais são as diferenças?

É comum as pessoas confundirem os sites responsivos com a versão mobile do site que muitas empresas desenvolveram. Porém, há algumas diferenças essenciais entre essas duas ferramentas que você precisa entender.

O site responsivo possui uma única estrutura de códigos que funciona em todo tipo de resolução de tela. O site mobile, por sua vez, possui uma estrutura de códigos apartada do site na web que é desenvolvida para que o site seja aberto exclusivamente em celulares e tablets.

Como o mercado oferece cada vez mais possibilidades e tipos diferentes de dispositivos que se conectam à internet, certamente a melhor opção para as empresas é investir em um site responsivo, em vez de uma versão web e outra mobile.

Quais as principais vantagens de um site responsivo?

As vantagens em possuir um site responsivo para a sua empresa vão rapidamente justificar qualquer investimento necessário no desenvolvimento dele. Aqui, reunimos as principais delas, e todas convergem para uma excelente experiência do visitante.

Redução da taxa de rejeição e aumento da confiança

A primeira vantagem é, talvez, a mais simples e importante de todas: nós, usuários de internet, costumamos rejeitar websites desconfigurados. Se não gostamos nem de consumir informação de sites desconfigurados, quem dirá realizar uma compra ou um contato com a empresa.

Conquistar a confiança dos visitantes é um degrau essencial para se chegar ao topo na web. Para estabelecer esse laço de confiança com o público, a empresa precisa ter um site perfeitamente configurado para qualquer tipo de dispositivo que o acesse.

Foco no usuário e clientes fãs

A maioria das pessoas se identifica com este comportamento: quando se tem uma boa experiência com uma marca, produto ou serviço, é normal recomendar a empresa para sua rede de contatos e compartilhar conteúdos produzidos pelos canais da organização, principalmente nas mídias sociais.

Clientes satisfeitos normalmente se tornam fãs que promovem a marca. E um site responsivo, que é totalmente focado em oferecer essa excelente experiência aos usuários, pode levar as pessoas a se engajarem com as publicações da empresa e compartilharem a marca na web.

Então, além de reduzir a taxa de rejeição, o site responsivo aumenta a aceitação dos visitantes e o engajamento com os conteúdos publicados pela empresa.

Rapidez no carregamento e leveza do site

A adaptação de um site responsivo ocorre também na otimização de seu carregamento para a capacidade dos smartphones. Então, em dispositivos móveis, eles carregam mais rápido que os sites tradicionais.

E o que as pessoas buscam ao navegar pela web? Rapidez, agilidade e facilidade. Quanto mais rápido um site carrega, melhor a experiência do usuário e melhor a posição dele nos resultados de busca do Google. O usuário ganha e a empresa também!

Melhor performance nas buscas do Google

Em abril de 2015, o Google anunciou que passaria a favorecer os sites responsivos em seus resultados de busca, principalmente quando a pesquisa for realizada em um celular ou tablet.

Então, mais uma excelente vantagem em possuir um site responsivo é o aumento do tráfego orgânico e a melhora na performance nos resultados de busca orgânica.

Quanto mais gente vê a marca da sua empresa nos resultados de busca e quanto mais gente visita os seus canais empresariais, maiores as chances de conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já tiveram boas experiências.

Pensamento inovador e benefícios a longo prazo

Como a adaptação proporcionada pelos sites responsivos permite que o website fique perfeitamente configurado em todo tipo de tela disponível no mercado, isso quer dizer que eles também estão preparados para os formatos que ainda estão sendo lançados!

Desde as TVs com muitas polegadas até os relógios, óculos e outros dispositivos que ainda podem surgir, os sites responsivos já estão preparados para atender às futuras necessidades da empresa.

Destacamos aqui as principais características de um site responsivo, dados de mercado que demonstram a importância em investir nele e as cinco principais vantagens para empresas que adaptaram seus canais visando oferecer a melhor experiência aos usuários.

Para receber mais informações sobre essa e outras tendências de marketing digital, assine a nossa newsletter agora mesmo!