Um dos principais desafios da implementação da transformação digital na indústria farmacêutica está relacionado à dificuldade de extrair insights orientados a dados
As empresas encontram-se em diferentes estágios de transformação digital. Há quem nem ainda nem começou, assim como negócios em fases já bem avançadas.Quando falamos de transformação digital na indústria farmacêutica, dados do IQVIA apontam que 98,1% das empresas afirmam ter atividades de transformação digital no planejamento estratégico. E, se em 2020, apenas 15% das empresas mantinham mais de seis pessoas alocadas de forma exclusiva na área, hoje essa porcentagem é de 44%.
Apesar dos avanços, ainda são muitos os desafios enfrentados no dia a dia. Na prática, vemos que boa parte do mercado farma ainda não tem uma estratégia totalmente definida.
“Temos acompanhado todo esse processo de perto, junto às principais farmacêuticas, e desde os anos 2000, assumimos esse papel enquanto especialistas em marketing farma de implementar novos recursos no segmento, por vezes tão refratário”, afirma Edilaine Ribeiro, diretora de planejamento da D’lucca, sobre talvez o primeiro desafio da implementação da transformação digital na indústria farmacêutica, com rigorosos requisitos de documentação e processos de conformidade. Conheça outros!
Desafios da transformação digital na indústria farmacêutica
Entre os principais desafios da indústria farmacêutica na implementação da transformação digital está a dificuldade de desenvolvimento de uma estratégia digital, além da disponibilidade de recursos e o cálculo de ROI. A utilização de mídias digitais, assim como a geração de conteúdo para diversos canais também costuma ser um empecilho, juntamente à assertividade na definição dos steakeholders.
Há ainda empresas que apresentam dificuldades em identificar personas, definir jornadas e réguas de relacionamento eficazes e conquistar a receptividade de médicos e pacientes; e talvez a questão mais limitadora, descobrir como transformar dados em informação estratégica de marketing, extraindo insights baseados em KPIs digitais e integrando ferramentas.
“Junto a todos esses desafios, precisamos considerar ainda a segurança de dados, questões regulatórias e éticas e a frequente necessidade de atualizar as habilidades dos profissionais para lidar com as novas tecnologias”, comenta Mariana Targa, especialista em performance da D’lucca.
Implementar a transformação digital na indústria farmacêutica requer planejamento e estratégia. Exige dedicação, persistência e conhecimento. Se você tem interesse em saber como temos auxiliado as empresas a percorrer esse caminho, entre em contato conosco.