Conquistar sucesso em sua área de atuação, atrair clientes em potencial e comunicar-se bem com seu público passa, necessariamente, pela criação de uma identidade visual atrativa, estratégica e bem planejada. Afinal, é ela que ajuda a construir sua imagem corporativa, a transmitir a cultura do seu negócio e o faz ganhar força entre os consumidores.
Ou seja, quando falamos em identidade visual para empresas, é preciso ir além do desenvolvimento apenas de um logotipo. É aqui que entram, por exemplo, a produção de materiais impressos como os itens de papelaria.
Juntos, eles são responsáveis por garantir mais confiança na apresentação de produtos e serviços, são utilizados pelos colaboradores no dia a dia e imprescindíveis na comunicação com o consumidor.
Quais são as principais aplicações da identidade visual na papelaria?
Cada aplicação da identidade visual tem uma função. Alinhada ao posicionamento da marca ou empresa, é ela, como vimos, que irá fortalecer a imagem corporativa, fazendo com que a organização torne-se facilmente lembrada e reconhecida pelo público.
No caso da papelaria, a criação vai variar de acordo com cada negócio e suas necessidades. Contudo, existem itens que são indispensáveis, independente do ramo ou tamanho da sua empresa. Confira os principais:
Criação de cartão de visita
Cartões de visita identificam uma pessoa e uma empresa e deve ser entregue sempre no primeiro contato. Este item reflete a imagem da empresa, é considerado como a primeira impressão que o cliente terá da organização e permite a realização de contato posterior.
Criação de papel timbrado
Item obrigatório para empresas que querem passar seriedade em seu trabalho. É um documento que transmite credibilidade e profissionalismo e é geralmente utilizado para contratos, cartas e orçamentos. É considerada uma maneira formal de comunicação, principalmente entre empresas.
Criação de pastas e envelopes
Pastas e envelopes têm grande importância dentro de todas as empresas. Você pode utilizá-los para troca de comunicados internos e externos, enviar orçamentos, armazenar documentos e papeis timbrados, assim como lâminas para apresentação de sua empresa aos clientes que for visitar. Esses itens ajudam na organização e reforçam a imagem de empresa séria e profissional.
Conjunto de materiais deve respeitar a identidade visual da empresa
De nada adianta sair criando uma série de materiais, cada um com uma “cara” diferente. Todos os itens desenvolvidos devem respeitar a identidade visual definida para a empresa, mantendo um padrão de qualidade e layout, que reforcem as características da marca ou negócio.
Assim, para além dos itens de papelaria citados, é preciso não se esquecer de personalizar outros materiais institucionais como catálogos, folders, manuais para clientes e colaboradores e toda e qualquer divulgação da empresa.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre a importância do design, da construção de uma imagem corporativa e sobre nosso trabalho de criação de identidade visual para empresas.