Veja como acompanhar esses indicadores de acordo com sua estratégia e confira 3 importantes KPI’s de marketing na área da saúde
Saber quais estratégias estão funcionando e quais precisam ser replanejadas é fundamental para ter bons resultados no seu negócio. Acompanhar os KPI’s de marketing é a maneira mais adequada e certeira de entender como devem ser tomadas essas decisões.
Afinal, são indicadores que apontam se você está alcançando um bom retorno nos investimentos realizados em marketing, qual é o custo para adquirir novos pacientes e outras informações importantes para analisar e saber quais ações são mais eficientes, considerando as particularidades do seu negócio.
Para obter essas respostas, entenda o que são, como acompanhar e três importantes KPI’s de marketing na área da saúde. Confira!
O que são KPI’s de marketing?
Os KPI’s de marketing são indicadores-chave de desempenho, ou seja, medem processos e ações de marketing dentro de uma empresa, para avaliação da eficácia de cada estratégia.
São esses indicadores que vão auxiliar as tomadas de decisão sobre ajustes necessários das ações adotadas, permitindo mais assertividade nas campanhas e resultados, inclusive com redução de custos.
KPI’s de marketing x métricas
Apesar dos conceitos serem parecidos, os indicadores-chave de desempenho não são o mesmo que métricas necessariamente. Mas, uma métrica pode se tornar um KPI. A diferença entre ambos é que, basicamente, os KPI’s de marketing são critérios qualitativos para avaliar e acompanhar o desempenho do negócio e seus objetivos. Já as métricas são quantitativas, ou seja, dados que indicam a performance de uma estratégia. Caso a métrica auxilie na tomada de decisão ou guie para algum objetivo, então ela se torna um KPI.
Por que avaliar os KPI’s de marketing?
Tomar decisões e ajustar estratégias com base em dados colabora para um crescimento sustentável e escalável do negócio. Na área da saúde não é diferente. O acompanhamento dos KPI’s de marketing é extremamente importante para entender o impacto das campanhas na aquisição e retenção de pacientes. Por exemplo, a análise de KPI’s de conversão pode ajudar a identificar quais canais de marketing estão gerando mais marcação de consultadas e qual o custo associado; ou mesmo a avaliar a eficiência na comunicação com o público. Isso pode ajudar a entender sua percepção em relação aos serviços e produtos de saúde oferecidos e a identificar oportunidades para melhorar a comunicação e o engajamento.
Como escolher quais KPI’s de marketing acompanhar?
Essa resposta depende de quais objetivos foram traçados no momento do planejamento de cada estratégia ou ação. Para cada meta estipulada, são KPI’s de marketing diferentes que devem ser acompanhados. Por exemplo: se deseja que seus pacientes tenham você ou sua clínica como referência no ramo, com a confiança de que encontrarão informações de qualidade e credíveis, além de uma consequente fidelização, acompanhar como está a taxa de retenção no site ou blog é mais importante do que o número de visualizações da página.
3 importantes KPI’s de marketing na área da saúde:
– Retorno Sobre Investimento (ROI): é uma fórmula que consiste na receita obtida dividida pelo investimento realizado. Assim, é possível saber se uma campanha teve resultados financeiros positivos e o que deve ser ajustado para um melhor desempenho, se necessário. Com esse KPI, pode se medir quais serviços, produtos ou conteúdos geram mais receita, quais canais são mais efetivos, qual estratégia gera mais retorno e quais ajustes precisam ser realizados para uma campanha continuar e oferece um norte importante para profissionais e gestores da saúde, principalmente por não ser uma área com apelo comercial que facilitaria o contato com o cliente.
– Taxa de conversão: esse índice se refere a quantidade de pessoas que realiza a ação desejada dentro do seu site, de acordo com o total de visitas que ele obteve em um período determinado. Por exemplo: quantos usuários baixaram um e-book em relação ao total que acessou aquela página. Isso indica se seu conteúdo, design e estratégia estão alcançando os objetivos de gerar engajamento e conversão. Isso também diz respeito a uma conversão dentro do funil de vendas. Ou seja, ao realizar determinada ação em seu site, significa que um potencial paciente avançou de fase na jornada de compra e, assim você pode observar a escalabilidade do processo.
Em razão da comum falta de entendimento do público sobre muitos assuntos da área da saúde e até mesmo sobre sua importância, monitorar esse KPI é uma missão fundamental de profissionais e estabelecimentos do ramo, pois ele vai indicar se o público está compreendendo os conteúdos, avançando de fase e confiando para se tornar paciente.
– Custo por aquisição (CAC): com esse índice, você identifica se o investimento médio para conquistar um paciente está compensando. Se o CAC for menor que o ticket médio da empresa, significa que os investimentos em marketing são eficientes. Considerando que os custos em investimentos na área da saúde geralmente são mais altos – seja na formação profissional constante ou em equipamentos e instalações -, identificar o custo da aquisição de clientes e replanejar as estratégias de marketing, se necessário, é ainda mais importante para o setor.
Conte com uma agência especializada para fazer o planejamento da sua estratégia com base em análise de dados dos KPI’s de marketing. A D’lucca & Jota tem quase 30 anos de experiência em transformação de dados em estratégias assertivas para o mercado de saúde, entre em contato conosco!