Acordar, trabalhar – uma pausa rápida para o lanche – trabalhar, dormir. Esse é o resumo da rotina de grande parte da população que, a cada dia, se vê diante de mais obrigações e menos tempo.
A experiência do usuário é dinâmica e o consumidor está cada vez mais informado, racional e exigente. Por isso, é necessária uma constante atualização na estratégia digital, aproveitando as potencialidades de interação em cada nova tecnologia.
Diante disso, um dos assuntos mais falados nos últimos meses no cenário digital é a versão para negócios do WhatsApp, que promete aproximar e facilitar a troca de informação entre empresas e consumidores.
“But WhatsApp was built for people and we want to improve the business experience. For example, by making it easier for businesses to respond to customers, separating customer and personal messages, and creating an official presence.” (Blog Oficial do WhatsApp – Janeiro, 2018)
WhatsApp Business na prática
O WhatsApp divulgou em seu blog oficial que o “WhatsApp Business” já está sendo utilizado por empresas em diversos países como Itália, EUA e Reino Unido e, muito em breve, estará disponível para o mundo todo. Ainda de acordo com informações do blog, o recurso pode ser baixado gratuitamente em aparelhos Android, mas ainda não liberou a versão para IOS.
“Our approach is simple – we want to apply what we’ve learned helping people connect with each other to helping people connect with businesses that are important to them”. (Blog Oficial do WhatsApp – Setembro, 2017)
A princípio, as empresas serão divididas em dois grupos: as pequenas e médias terão acesso gratuito ao aplicativo, enquanto as grandes terão que desembolsar uma taxa para acessar recursos mais complexos.
O que sabemos até agora?
Ainda de acordo com o blog oficial do WhatsApp, as grandes empresas poderão usar o aplicativo para enviar notificações aos consumidores, antes disparadas via e-mail ou mensagens SMS, por exemplo.
Além disso, as contas oficiais serão verificadas através de um selo, para que o consumidor se sinta seguro ao entrar em contato com a empresa.
Para maior comodidade do usuário, o WhatsApp também permitirá que sejam bloqueados os perfis com os quais o consumidor não deseje se comunicar.
Confira outras funcionalidades:
Perfil Empresarial: dentro do app, será possível inserir informações importantes referentes à sua empresa ou negócio como descrição comercial, e-mail, endereço físico e site
Ferramentas de Mensagens: há opção de configurar mensagens inteligentes, como respostas-padrão, mensagens automáticas de apresentação ou mensagens de ausência
Estatísticas de Mensagens: também pelo app, conseguimos mensurar métricas simples, como o número de mensagens lidas