Ainda é tratado como novidade, muito se fala sobre ele, mas nem todos têm a real noção do que é inbound marketing. Estratégia, metodologia, tática, ação, tudo se mistura em uma das melhores formas de fazer marketing da atualidade.

75% das empresas o utilizam o inbound marketing para aumentar o número de conversões e 70% delas para atrair leads qualificados, aumentando as oportunidades de negócios. O maior desafio? Mostrar o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Entenda agora o que é inbound marketing e por que sua empresa deve começar a fazê-lo agora mesmo!

O que é inbound marketing?

Por muito tempo o marketing das empresas foi pautado em ações massivas e pouco segmentadas, buscando interromper os consumidores em suas atividades diárias com estratégias inusitadas para conquistar sua atenção.

De alguns anos para cá, o volume de informações a que um consumidor está sujeito aumentou tanto que passamos a ignorar a maioria delas, tornando nossos cérebros mais seletivos do que nunca. Nesse momento, as estratégias de marketing tradicionais, também chamadas de outbound marketing, começaram a perder força.

Neste cenário, o inbound marketing se fortaleceu tanto que passou a vigorar como a melhor maneira de conquistar o interesse das pessoas. Não é que ele nunca tenha existido — estava apenas relegado a segundo plano. Com o avanço da internet e a facilidade de busca de informações por meio de ferramentas como o Google Search, formou-se o cenário ideal e houve o impulso necessário para que o marketing de atração se tornasse protagonista.

De forma resumida, podemos dizer então que o inbound marketing é uma estratégia de atração de leads e consumidores, visando conquistá-los pelo interesse. Ele não interrompe e rotina das pessoas — está inserido de forma natural, por meio do compartilhamento de conteúdos alinhados às demandas e interesses da sua audiência.

Quando essa audiência sente a necessidade de fazer uma busca por determinado conteúdo, encontra a sua marca, se identifica com ela e, então, estabelece um relacionamento que culmina em vendas e fidelização.

Quais são as fases do inbound marketing?

Para saber o que é inbound marketing de fato, você precisa conhecer a metodologia por trás das estratégias utilizadas. A Hubspot, empresa que nomeou as estratégias de atração de leads e clientes como inbound marketing, define a metodologia em quatro passos, os quais podem ser comparados à jornada de compra do consumidor:

  • Atração: estratégias focadas em atrair desconhecidos e torná-los visitantes do seu site, blog, apps, redes sociais ou qualquer outra plataforma. É a apresentação da sua empresa, a tomada de conhecimento sobre a sua marca.
  • Conversão: ações voltadas para converter um visitante, um curioso, em um lead, isto é, uma oportunidade de venda.
  • Fechamento: interações que contribuem para que o lead seja educado a respeito do seu mercado e possa tomar a decisão de compra com sabedoria.
  • Encantamento: continuidade do relacionamento, visando fidelizar, engajar e tornar seus clientes verdadeiros defensores da sua marca.

Várias empresas já adaptaram esta jornada às suas próprias realidades, o que demonstra que o inbound marketing é uma estratégia flexível, que pode ser adaptada a qualquer tipo de negócio.

Por que fazer inbound?

Se você não está mostrando seus produtos e serviços de forma ativa para uma audiência enorme, por que fazer inbound então? A resposta você mesmo pode dar como consumidor.

Quantas ofertas de produtos e serviços você ignora diariamente? E, quando precisa de algo, qual a primeira coisa que faz para obter mais informações a respeito? Vai para a internet, correto? Assim como você, todos os consumidores fazem o mesmo.

É por meio do compartilhamento de conteúdo de qualidade, pilar central do inbound marketing, que você se torna conhecido na internet. Não é à toa que, na fase de atração, as ações principais do inbound são a criação de blog posts considerando as técnicas de SEO e o compartilhamento deste conteúdo em redes sociais. Você mostra seu conhecimento, classifica-o bem nos mecanismos de busca e ganha visibilidade e alcance nas redes sociais — assim, os leads chegam com mais facilidade.

Nas fases seguintes, de conversão e fechamento, o trabalho é o de nutrir seus leads com o máximo de informações possíveis para encurtar seu ciclo de vendas e levá-los à compra com maior agilidade, garantindo uma venda de qualidade, para alguém que deseja, mais do que comprar, manter um relacionamento com a sua marca.

Já na fase de encantamento, você vai garantir que seu cliente continue apaixonado pela sua empresa, esquecendo a concorrência.

Durante este trajeto, você pode notar algumas vantagens de fazer inbound marketing:

  • Alcance: conta com ferramentas de disseminação de conteúdo, como redes sociais, e-mail marketing, SMS, entre outras, chegando a um público muito maior;
  • Durabilidade: um único conteúdo pode servir a milhares de pessoas em momentos diferentes, o que torna sua estratégia perene;
  • Autoridade: é por meio do inbound que você constrói a autoridade da sua marca no mercado, mostrando do que sua empresa é capaz;
  • Escalabilidade: é uma estratégia escalável, isto é, você pode reforçá-la continuamente e assim ampliar gradativamente sua audiência;
  • Custo: o investimento é diluído ao longo do tempo, atraindo oportunidades de vendas por um prazo muito maior do que outras estratégias de marketing, o que torna o custo do inbound aproximadamente 60% menor do que o outbound.

Existem ainda outras vantagens como o aumento da confiança da sua audiência, mais tráfego para o seu site e links externos para o seu conteúdo — basta aplicar o inbound marketing na sua empresa e começar a ver os resultados.

Inbound X outbound

Ao realizar uma busca rápida na internet, você verá que existem muitas pessoas aconselhando a abandonar o outbound marketing e fazer apenas inbound. Por um lado, é vantajoso do ponto de vista financeiro e de retorno a longo prazo, no entanto, sua empresa precisa vender hoje, não é mesmo?

Sendo assim, o ideal é equilibrar as estratégias, investindo em inbound para ter leads qualificados entrando pelo seu funil de vendas constantemente, sem exigir tantos esforços do seu time de vendas e, ao mesmo tempo, investir em ações pontuais que possam despertar o interesse e atrair vendas para o seu negócio diariamente.

Mantendo ambas as estratégias alinhadas aos objetivos da empresa, não há maneira de errar: você terá um fluxo constante de vendas sem sobrecarregar seu time.

O que é inbound marketing você já sabe. Que tal explorar ainda mais as potencialidades desta estratégia? Conte-nos suas dúvidas nos comentários!