Tendência em 2019, o conteúdo em áudio é a nova aposta do marketing digital. Entenda como usar

Que tal colocar os fones de ouvido e ouvir uma notícia enquanto faz o jantar? Ou, ainda, se divertir com um debate em áudio sobre os filmes concorrentes ao Oscar durante o trajeto do trabalho para a faculdade? Em um tempo onde cada minuto precisa ser aproveitado com eficiência, os conteúdos em áudio têm ganhado um espaço, até então, pouco explorado pelas campanhas de marketing digital. Exatamente por isso, em 2019, o áudio marketing vem como uma forte tendência de comunicação que promete melhorar a experiência dos consumidores e trazer ainda mais alternativas para o consumo de conteúdo.  “Diferente do rádio, os conteúdos em áudio oferecem ao usuário uma experiência personalizada, prática e humanizada. É você quem escolhe onde, quando e como consumir”, diz Karla Beraldo, gestora de marketing digital da D’lucca & Jota.

Áudio marketing: tipos de conteúdo

Segundo estudo, 83% das pessoas não conseguem ler tudo o que desejam na internet. Fica então a dúvida: será que as empresas estão produzindo sem parar só para ter o que falar, ou estão se preocupando, de fato, com as dores das suas personas? Uma das grandes vantagens do áudio marketing é o interesse do consumidor em seu conteúdo. De acordo com relatório da Apple, os ouvintes consomem até 90% do áudio em podcasts, por exemplo, e pouquíssimos pulam os infocomerciais. “O consumidor do conteúdo em áudio é aquele que cansou dos formatos tradicionais e busca mais possibilidades. Em troca, portanto, exige mais qualidade no material”, avalia Karla. Hora de chacoalhar a estratégia de inbound e colocar na pauta um novo aliado: o áudio marketing.

Podcasts

Um tema interessante e uma frequência pré-estabelecida de episódios. Essa é a premissa básica para um podcast de sucesso. O formato, que tem voltado aos holofotes há algum tempo, conquista cada vez mais sua audiência e parece estar no auge da preferência de personas entre 20 e 40 anos. Para adotar a estratégia, não é preciso fazer investimentos gigantescos, mas garantir um bom equipamento e contar com profissionais ou empresas especializadas em edição, pode ajudar. De modo geral, temas de entretenimento e debates têm a maior audiência. Entretanto, assim como todos os demais formatos de conteúdo, é preciso que o podcast tenha a ver com a empresa e, principalmente, com o seu público.

Posts narrados

Esse é um recurso interessante e, até agora, pouco utilizado em blogs e portais de notícias. Trata-se da narração de um conteúdo que já estava em outro formato, oferecendo ao usuário as opções de ler, ouvir ou fazer, simultaneamente, as duas coisas. Algumas empresas têm usado ferramentas de inteligência artificial para as narrações, mas, apesar de ser interessante para testar a preferência da audiência, esse é um tipo de configuração que não consegue cumprir com a característica humana do recurso. Então, para tirar esse ar de “google tradutor” dos seus posts, contrate e/ou delegue profissionais para isso. Os posts narrados ainda oferecem uma ótima possibilidade de gerar e qualificar leads. Ao clicar no play, por exemplo, o usuário pode ser convidado a deixar seu-email e, só assim, ter acesso ao conteúdo.

Audiobooks

Quem leu todos os livros que queria em um ano levante a mão! Nessa dinâmica, com certeza poucos são os bracinhos levantados. Isso porque, se as pesquisas indicam que a cultura escolar não forma bons leitores, não é a correria da rotina que ajuda a reverter as estatísticas. A boa notícia é que os audiobooks estão cada vez mais populares e acessíveis, mostrando que unir leitura e escuta ativa pode ser, sim, uma boa saída para ajudar quem está sempre com pressa – ou mesmo quem tem dificuldade de concentração – a ler mais. A conversão de ebooks em audiobooks, por exemplo, é uma ótima forma de explorar o recurso nas empresas. Mais uma oportunidade, inclusive, para trabalhar a inclusão e a acessibilidade na geração de conteúdo.

Quer saber mais sobre a melhor forma de incluir o áudio marketing na sua estratégia de marketing digital? Fale com os nossos especialistas e aproveite para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais.