Reunimos as principais tendências de marketing digital para te ajudar a investir com assertividade na área e aumentar as vendas

Quanto mais o tempo passa, mais ferramentas evoluem e/ou surgem para facilitar as campanhas de marketing digital. Em 2018, muita coisa mudou e a previsão para o ano que acabou de começar também traz a necessidade de revisar alguns processos e alinhar os investimentos. Uma das grandes revelações é o crescimento de anúncios no Instagram. De acordo com um relatório da Merkle sobre tendências de marketing digital, o gasto com anúncios no Instagram aumentou 177% na entrada de 2019, enquanto que o do Facebook chegou somente a 40%. “Mídias como Linkedin e Instagram estão, aos poucos, oferecendo opções mais concretas de anúncios, o que vai fazer com o que o crescimento de investimento nas plataformas seja inevitável”, diz Mariana Targa, Coordenadora de Mídias Sociais da D’lucca & Jota.

Confira outras tendências na área que podem orientar seus investimentos em marketing e impactar nas vendas.  

– Menos conteúdo, mais qualidade

Se antes a regra era produzir conteúdo sem parar, agora é hora de repensar frequência de postagens e tamanho das publicações. Com as recentes mudanças nos algoritmos de redes como o Facebook, a velha “melancia na cabeça” não é mais suficiente para chamar a atenção do seu público, já que o alcance orgânico teve uma redução considerável. Segundo pesquisa da Buddy Media, publicações uma ou duas vezes por dia, garantem um engajamento até 40% maior. Ter atenção aos horários, formatos e jornada de compra do seu consumidor, também são indispensáveis. Em resumo, dedique mais tempo ao planejamento editorial e deixe a galera do conteúdo mais focada em pesquisa do que em produção.

– Áudio marketing: você PRECISA ouvir isso

Aqui, já falamos sobre como o conteúdo em áudio tem ganhado destaque nos últimos anos. Um dos motivos é a perspectiva de que, até 2020, mais de 50% de todas as buscas serão direcionadas por voz. Ótima maneira de aumentar o engajamento de quem está sempre com pressa para ler ou consumir conteúdos mais extensos. Um estudo revelou que mais de 60% das pessoas usam seus assistentes pessoais de inteligência virtual – como a Siri, da Apple – para fazer perguntar gerais. Dentre as motivações, estão a obtenção de instrução durante o trajeto em veículos (40%), e emissão de texto ou e-mails (23%). Produção de podcasts e a gravação de artigos do seu blog em áudio são algumas alternativas para começar a aproveitar a onda dos fones de ouvido.

– Chatbots e a automatização do marketing

Apesar de não serem novidades, os chatbots – mecanismos de resposta automática – estão no topo das preferências de investimento em 2019, mostrando que as ferramentas de inteligência artificial são um caminho sem volta. A automatização do contato entre consumidores e empresas alivia a carga interna de atendimento e gera economia, reduz o tempo de espera dos clientes em perguntas básicas e ajuda na segmentação e qualificação de leads. Um prato cheio para campanhas de marketing digital mais estratégicas e eficientes. Mas, cuidado! A ideia não é substituir o contato humano no trato com o consumidor, mas sim, liberar a energia de tarefas repetitivas para que o foco esteja na performance.

– Marketing de influência

O marketing de influência continua em plena ascensão em 2019 e, agora, o foco da vez são os micro influenciadores. Segundo o relatório da The Consumer Content Report: Influence in the Digital Age, 86% dos consumidores consideram a autenticidade um fator importante dentro da publicidade. Sabe aquela ideia de que é muito mais confiável perguntar para uma pessoa próxima sobre a experiência dela no Hotel X do que confiar nos “depoimentos” do site da empresa? Pois é. Press releases e anúncios velados estão perdendo cada vez mais espaço na mente dos consumidores e, consequentemente, no alcance orgânico das redes sociais.

Depois de conhecer as principais tendências de marketing digital, é hora de investir e começar a ver os resultados no seu negócio. Converse com os nossos especialistas e acompanhe as nossas atualizações nas redes sociais: @dluccajotacomunicacoes