Saiba por que investir em marketing médico é importante para consolidar a credibilidade da indústria farmacêutica e como acertar na estratégia

Nem sempre o alvo direto de uma estratégia de marketing e vendas deve ser apenas o consumidor final. Na indústria farmacêutica, o marketing médico é uma das técnicas mais eficazes para aumentar a demanda por medicamentos e consolidar a credibilidade do laboratório.

O marketing médico é uma estratégia adotada para fortalecer o relacionamento da indústria farma com esses profissionais, que são uma das principais pontes entre o medicamento e o paciente, consumidor final do setor.    

A importância de construir relacionamento com médicos não é uma novidade para o segmento farmacêutico, os propagandistas já desempenham essa função realizando visitas a esses profissionais. Mas, existem ferramentas e técnicas que facilitam o processo de visitação e fortalecem esse relacionamento. Conheça algumas delas e saiba por que a indústria farmacêutica deve investir em marketing médico!

Por que investir no marketing médico?

Além de prescrever e recomendar o medicamento, o médico é quem agrega à marca valores como credibilidade, que são essenciais para a indústria farmacêutica. Para que se tenha uma ideia, grande parte do montante de vendas de medicamentos no Brasil está relacionada à prescrição desses profissionais. Dos US$ 25,8 bilhões gerados com a venda de medicamentos, ao menos US$ 18,3 bilhões estavam ligados à prescrição, segundo levantamento da PwC.

É importante salientar que, após a pandemia de covid-19, o modelo de relacionamento do setor farma com a classe médica se tornou ainda mais digital. Como já apontou o Sindusfarma, a indústria farmacêutica deve entender o médico nesse novo contexto, com estratégias adequadas para gerar relevância e se tornar referência nas indicações desses profissionais. “A geração de demanda médica digital proporciona maior flexibilidade para readequar as estratégias do marketing médico, otimiza tempo e recursos. É possível obter dados e informações de forma mais rápida e fácil, além de manter um relacionamento mais estruturado com um grande volume de médicos. E um bom planejamento estratégico de marketing é baseado em dados atualizados para investir nas técnicas e ferramentas certas”, declara Edilaine Ribeiro, CEO da D’lucca & Jota.

Conteúdo de qualidade é o segredo

Se a confiança é um dos fatores de maior influência para que um médico prescreva um medicamento, o marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais importantes em uma estratégia de marketing médico, já que fortalece o vínculo da indústria junto ao público com quem deseja se relacionar, por meio da entrega de valor agregado.

Oferecer conteúdo relevante e útil, que prove o know-how da farmacêutica e facilite a rotina e atividades dos médicos, estabelece uma relação de confiança e credibilidade com esses profissionais. Para citar dois exemplos de iniciativas, um portal digital com acesso exclusivo a conteúdos destinados à classe médica é uma ferramenta interessante para aqueles que já têm uma relação com a farmacêutica, por outro lado, um blog aberto é importante para atrair novos médicos que podem vir a se tornar parceiros. Outra ferramenta eficaz dentro de uma estratégia cujo objetivo é fortalecer o diálogo com os profissionais da saúde é o e-mail marketing, que pode explorar diversos tipos e formatos de conteúdos, segmentados de acordo com o perfil, especialização e interesse dos stekaholders. ser segmentado para médicos em diferentes categorias.

Dicas para não errar no marketing médico

Se o objetivo principal do marketing médico é construir um relacionamento com esse público, listamos algumas dicas que devem orientar qualquer planejamento de ações:

– Segmente conforme a especialidade médica ou nível de relacionamento: segmentar os contatos é importante para alcançar seu objetivo com assertividade na entrega dos conteúdos. Por exemplo: o e-mail marketing enviado para um profissional que nunca prescreveu um medicamento da sua farmacêutica deve conter uma mensagem diferente daquele que já tem um histórico com o laboratório. Um neurologista deve receber conteúdos direcionados para sua especialidade, mas não deve receber conteúdos válidos apenas para cardiologistas.

– Não fale apenas de medicamentos ou produtos: a classe médica precisa estar atualizada sobre diversos assuntos. Mantê-los informados e oferecer conteúdos que facilitem a rotina e suas atividades é uma forma criar um relacionamento sólido com esses profissionais. 

– Realize pesquisas com médicos que ainda não têm um histórico com o laboratório: saber os temas de interesse e entregar soluções de maneira eficaz e criativa é muito importante para atrair e gerar vínculo com médicos que ainda não têm um relacionamento próximo com a farmacêutica.

– Não exagere: a dosagem certa é fundamental não apenas para medicações, mas também para cultivar um bom relacionamento. Lotar a caixa de entrada de e-mails ou enviar mensagens pouco relevantes vai gerar o efeito inverso. Lembre-se: a classe médica costuma ser bastante ocupada.

– Mantenha o relacionamento: para os médicos que já têm um histórico com a sua farmacêutica, mantenha-os informados sobre os produtos, lançamentos e programas de relacionamento para aumentar a fidelização.

Por que contar com uma agência especializada em marketing médico?

Uma agência especializada no setor farma tem profundo conhecimento sobre as necessidades do setor e as técnicas mais adequadas para criar um planejamento de marketing com estratégias assertivas e alinhadas aos objetivos do cliente.

O marketing médico também exige um cuidado adicional, já que há uma série de regras e limitações de órgãos sobre o que é permitido, como a Resolução RDC 96/08 da Anvisa, que traz uma das principais diretrizes para publicidade na área.

A D’Lucca & Jota é uma agência especializada com experiência no mercado da indústria farmacêutica e no marketing médico há 27 anos. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!