Planejamento, conhecimento e estratégia são pontos fundamentais para quem deseja melhorar o desempenho orgânico dentro das principais redes sociais

Quem nunca sonhou em alcançar maior alcance orgânico no Facebook, que atire a primeira pedra – desculpa Mark, você não vale. Não é de hoje que os profissionais de marketing digital vêm sofrendo com as mudanças propostas frequentemente pela plataforma, sendo forçados a repensar suas estratégias para manter os fãs (atuais e futuros) engajados.

Recentemente – para desespero dos social media – a equipe do Facebook anunciou uma nova mudança que irá reduzir ainda mais o alcance das publicações das fan pages: as postagens de página que geram conversas entre pessoas trarão maior alcance. Segundo a rede social, a ideia é potencializar o envolvimento entre amigos, intuito inicial da rede, que acabou se perdendo ao longo dos anos.

Enquanto as mudanças não chegam, separamos algumas estratégias – sempre úteis! – que vão te ajudar a melhorar seu alcance orgânico dentro da plataforma.

  1. Alcance orgânico no Facebook: planeje-se

Antes de dar início a qualquer trabalho, é essencial traçar as principais metas e objetivos. É preciso ter planejamento.  Tanto do conteúdo, quanto de como (e quando!) ele será entregue. Para facilitar esse trabalho e evitar dores de cabeça, tenha sempre em mãos um calendário editorial.

  1. Falando em conteúdo…

O Facebook adora quando você compartilha conhecimento com os fãs. Mas lembre-se: quantidade não é qualidade! Portanto, antes de sair escrevendo por aí, busque entender se o que está entregando é útil para o público e em como deseja atingi-lo com isso. Dessa forma, você evita que a audiência perca facilmente o interesse pelo seu produto ou serviço.

  1. Senta aqui, vamos conversar

A interação é uma das maiores aliadas nas redes sociais. Quanto mais você conversa com seus seguidores, maior a chance de mantê-los engajados. Por isso, deixe seu canal de comunicação sempre aberto, faça perguntas e enquetes, peça opinião.

  1. Marque presença

Não deixe sua audiência esperando. As pessoas hoje “exigem” a informação em tempo real. Responder aos comentários, mensagens e dar atenção ao seu público é determinante para que ele volte a te procurar.

  1. Use o Facebook Insights

O Facebook Insights é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar o desempenho de cada postagem. Por meio dele é possível extrair dados importantes para mensurar a interação do público e, com base nos resultados, traçar os próximos passos dentro da sua estratégia de conteúdo. Mas não se esqueça: a ferramenta só se torna verdadeiramente eficaz quando você consegue atingir o público certo. Para isso, uma boa dica é trabalhar com personas.

A descrição de personas é uma das ferramentas mais importantes dentro da estratégia de marketing digital. É nesse momento que determinado negócio ou serviço passa a entender – por meio de pesquisas e análise de dados, é claro – quem é seu público ideal. Portanto, para gerar não só números, mas resultados, nunca pule esta etapa.

  1. Ei, clica aqui, ó:

Agora que você já conquistou a atenção e o interesse da sua audiência, é necessário convencê-la a executar uma ação. Para tanto, é muito importante que o “call to action” traduza de maneira eficaz o que se deve fazer naquele contexto ou guie o leitor sobre como interagir com o cenário proposto.

Um bom call to action, além de gerar conversões, pode fazer com que o seu cliente trabalhe para você. Mas como? Nota-se que hoje, o compartilhamento é uma ferramenta poderosa de disseminação de conteúdo. Assim, quando conseguimos comover o público de tal maneira que ele sinta vontade de dividir aquela informação com os amigos, mais propaganda rápida – e gratuita – você trará para o seu negócio.

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