Diversos empresários já notaram que utilizar o Facebook no seu negócio pode ser uma boa opção. Mas muitos ainda têm a seguinte dúvida: é melhor criar um perfil para a empresa ou uma fan page do Facebook?

Antes de responder essa questão, precisamos falar um pouco sobre essa que é a maior rede social atualmente, e que contempla milhões de usuários em todo o mundo. Fundado em 2014, o Facebook continua crescendo de forma acelerada, aperfeiçoando, desde então, a sua plataforma.

Assim, com o passar dos anos, as empresas viram nele uma bela oportunidade e pegaram carona nesse crescimento, passando a utilizar a rede social para divulgar seus produtos e serviços.

E, realmente, utilizar o Facebook para divulgar o seu negócio é uma ótima opção — afinal, com certeza, seus potenciais clientes estão lá. Ainda assim, de nada adianta utilizar a rede social da forma errada. Então, para já iniciar a sua estratégia de marketing no Facebook da forma certa, continue lendo este post!

Perfil ou fan page do Facebook?

Talvez você já tenha pensado, assim como diversas pessoas, que a melhor opção é criar um perfil para a sua empresa. Mas nós, da D’lucca & Jota Comunicações — e até mesmo o próprio Facebook —, não recomendamos essa prática.

Até porque, se você criar um perfil para a sua empresa, correrá o risco de ter sua conta banida, pois isso infringe os termos da plataforma. É o que diz os termos de serviço do Facebook, no item 4:

Você não usará sua linha do tempo pessoal para seu próprio ganho comercial. Para tais fins, use as Páginas do Facebook.

Com essa informação, já fica claro que o caminho certo é criar uma fan page do Facebook. Além disso, o perfil possui um limite de 5 mil amigos, e você ainda não pode anunciar na plataforma.

Já a fan page do Facebook não possui limite de fãs, e mostra todas as informações de contato da sua empresa, permite criar anúncios e fornece dados completos sobre as pessoas que seguem a sua página.

Bom, agora que você já conhece o caminho, vamos te mostrar como segui-lo!

Como criar uma página de empresa no Facebook?

Para criar uma fan page do Facebook, você deve acessar o seu perfil pessoal na plataforma e clicar na seta no canto superior direito da página — ao lado de um ícone de cadeado — e, então, em “Criar Página”. Ou pode acessar o endereço diretamente.

Agora, você precisa escolher qual das categorias existentes se encaixa melhor no seu negócio. São elas:

  • “negócio local ou lugar”;
  • “empresa, organização ou instituição”;
  • “marca ou produto”;
  • “artista, banda ou figura pública”;
  • “entretenimento”;
  • “causa ou comunidade”.

Escolha e clique na melhor opção para a sua empresa. Após clicar, escolha uma categoria, preencha os campos necessários e clique em “Começar”. Por fim, é hora de configurar a sua página!

Como configurar a fan page?

Nessa etapa, você deve configurar a página com todos os dados da sua empresa, bem como imagens que representam o seu negócio. Para facilitar, listamos abaixo as principais personalizações que você deve fazer na sua fan page. Confira:

1. Adicione uma foto do perfil

No canto superior esquerdo da página, clique em “adicionar uma foto” e carregue uma imagem que represente a sua empresa. Pode ser seu logotipo, um ícone ou alguma foto.

O ideal é que essa imagem também fique perfeitamente visível ao ser reduzida, pois ela é que sempre acompanhará seus comentários e publicações, inclusive em dispositivos mobile.

2. Adicione uma foto de capa

No canto direito da página, clique em “adicionar uma capa” — essa é a imagem retangular que os usuários verão ao visitarem sua fan page.

Uma boa opção aqui é atualizar a imagem de vez em quando, para divulgar alguma novidade ou, simplesmente, para manter o visual renovado. Afinal, não se esqueça: o design tem um papel fundamental na comunicação da sua empresa!

3. Crie um nome de usuário da página

Você deve criar um nome para personalizar a URL da sua fan page do Facebook. Dessa forma, os usuários da rede social terão mais facilidade para encontrar a sua empresa. O ideal é que você padronize as URLs do seu negócio: se o seu site for “www.empresa.com“, tente utilizar o mesmo nome no Facebook: “www.facebook.com/empresa“.

4. Adicione uma descrição curta

Em “Descrição curta”, você deve escrever um breve resumo da sua empresa, que será exibido na própria página. E o texto é curto mesmo: tem o limite de 155 caracteres.

5. Insira os dados de contato da sua empresa

Você também deve inserir todos os dados de contato do seu negócio, como telefone, e-mail, website e, se for um negócio local, o endereço.

6. Crie um botão de chamada para ação

Na sua página, logo abaixo a imagem de capa, você ainda tem a opção de criar um botão para ajudar os usuários a executarem determinada ação. É só clicar no botão “+ adicionar um botão” e selecionar a melhor opção. E vale ressaltar que você poderá alterar o botão sempre que quiser.

7. Dica extra: convide seus amigos

Por fim, você tem a opção de convidar seus amigos do perfil pessoal para curtirem a sua página. E essa é mesmo uma boa opção para angariar os primeiros likes!

Contudo, talvez você não deva convidar todo mundo, mas apenas as pessoas que possam se interessar no seu conteúdo. Fica a seu critério!

A fan page está criada, e agora?

Agora você deve iniciar sua estratégia de conteúdo no Facebook, e uma boa opção para começar é planejar as ações e criar um calendário editorial. Com certeza, isso ajudará muito no dia a dia da sua empresa.

Mas tenha em mente que as pessoas não estão no Facebook para fazer compras. Portanto, não faça só postagens procurando vender seus produtos e serviços. Crie conteúdos ricos e relevantes para o seu público-alvo, e mantenha a consistência nas publicações.

Além disso, é preciso que você, ou alguma pessoa da sua equipe, fique disponível para analisar as ações nas redes sociais, pois essas plataformas também funcionam como canal de atendimento ao cliente.

Caso você não tenha tempo, ou não possua ninguém em sua equipe capacitado para essa função, a melhor opção é contratar uma agência de marketing digital especializada em gestão de redes sociais.

E aí, gostou do post? Agora que você já sabe como criar uma fan page do Facebook para a sua empresa, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba nossos melhores conteúdos diretamente em sua caixa de entrada!