Se aumentar o tráfego orgânico do seu site era uma meta até então intangível, confira algumas dicas que podem te ajudar

Você deseja aumentar substancialmente o tráfego orgânico do seu site? Então conheça algumas estratégias para não somente aumentar a audiência deste canal, mas também fazer isso de maneira qualificada, trazendo clientes em potencial para seus produtos ou serviços.

Ficou curioso? Então, não perca mais tempo. Confira agora mesmo as nossas dicas:

1. Invista em estratégias de SEO para tráfego orgânico

Para otimizar o conteúdo do blog não existe nada mais eficiente do que o uso de Search Engine Optimization, o famoso SEO. Com ele, é possível tornar seu blog mais amigável para mecanismos de busca a partir da adoção de uma série de recursos, como a pesquisa de palavra-chave, escaneabilidade, entre outros.

Por que isso é importante? Porque quando o seu blog passar a ocupar os primeiros lugares nos mecanismos de busca, sempre que alguém pesquisar por assuntos que fazem parte do seu conteúdo, a tendência é que essa pessoa acesse seu site, dando a ele maior visibilidade.

Isso só pode dar certo quando você investe em conteúdo específico para a sua persona, o que depende também de um trabalho de planejamento certeiro. Assim, procure identificar o que pode ser relevante para ela e, a partir daí, desenvolva sua pesquisa de palavras-chave, oferecendo conteúdo relevante para resolver problemas.

2. Crie um blog e disponibilize conteúdo nele

Criar um blog é uma excelente maneira de segmentar a mensagem para o seu público. Por meio de uma campanha bem programada você consegue manter as pessoas atualizadas a respeito do assunto de seu interesse. Isso significa alto potencial de fidelização e de conversão de clientes.

Pense em um assunto qualquer, como futebol, por exemplo. Um torcedor apaixonado pode até seguir as páginas que se destinam a falar a respeito de seu time em redes sociais, mas ele vai sempre querer se aprofundar no tema para saber o que realmente acontece com o clube no dia a dia.

Sendo assim, é natural que essa pessoa esteja sempre saindo de páginas como o Facebook e Twitter em direção a blogs, onde há espaço para um conteúdo mais aprofundado.

Por isso, é preciso pensar na criação de conteúdo viral. Com um bom título, um texto entre 3.000 e 10.000 palavras e uma ideia interessante, é possível atrair muitos visitantes. Acha difícil ter boas ideias?

Experimente então compreender o perfil de seu público, ficando de olho nos assuntos do momento para gerar novos conteúdos e tendo atenção aos comentários de sua página. Para atrair pessoas para o seu site, esta pode ser uma ferramenta extremamente útil.

3. Crie vídeos com conteúdo

Quer atrair a atenção das pessoas? Desenvolva um canal no Youtube e ofereça a elas conteúdo de maneira fácil e descontraída. Essa é a grande tendência dos últimos anos.

Trabalhar com vídeos apresenta a vantagem de ser algo que pode ser feito sem muita dificuldade, mas que pode atingir as pessoas com grande precisão. Sendo assim, não deixe de usar vídeos para trabalhar com posicionamento de marca, campanhas de engajamento e relacionamento com o público.

Uma ideia de estratégia de vídeo para otimizar o tráfego é criar um canal no Youtube para falar sobre o universo de seu produto ou serviço. Neste caso, você pode usar uma série de recursos. Atualmente existem canais de todo o tipo, que funcionam muito bem para aumentar a visibilidade de marcas. Assim, você oferece conteúdo de qualidade para a sua audiência e faz com que sua empresa se associe a ele.

Basta conhecer bem o perfil de seu público e criar uma campanha focada em seus interesses. Na medida em que você vai oferecendo conteúdo relevante em função desses interesses, torna-se inevitável que seu canal cresça e isso pode sim se converter em benefícios para o seu site. Trata-se de uma excelente forma para obter visibilidade em ambiente online.

4. Disponibilize infográficos e outros materiais ricos

Materiais ricos fazem toda a diferença em uma campanha de marketing digital. Eles permitem um aprofundamento maior em relação aos temas e assim geram maior número de leads para as empresas.

Mas isso não significa que precisam ser chatos ou de difícil compreensão. Infográficos, por exemplo, são excelentes alternativas para suavizar conteúdos mais complexos, como os que envolvem muitos números.

Você já deve ter visto alguns deles por aí. O infográfico permite que você trabalhe com grande quantidade de informação sem que isso canse as pessoas. Assim, você pode trabalhar com resultados de pesquisas, estatísticas, entre outros, sem exigir tanto da capacidade de concentração de quem lê.

É possível criar o seu viral e obter benefícios com a distribuição de um material que divulga sua empresa pela rede, atraindo tráfego para o seu site.

5. Crie uma boa campanha de e-mail

Será que você compreende a importância do e-mail? Se tiver dúvidas, procure pensar na quantidade de pessoas que conhece que simplesmente não possuem e-mails. Poucas, não é? Isso mostra que o e-mail é sim uma ferramenta útil, mas ela precisa ser bem utilizada.

Uma lista de e-mail bem feita alavanca a quantidade de acessos em qualquer site. Criando uma lista especializada você pode nutrir seus assinantes para que eles estejam constantemente abrindo seus e-mails.

Para conseguir isso, você pode criar uma espécie de grupo fechado entre as pessoas que receberão determinado conteúdo. Essas devem ser as pessoas certas para o sucesso do seu negócio.

Com essas estratégias, você tem tudo para aumentar significativamente o tráfego orgânico do seu site. Curtiu as nossas dicas sobre tráfego orgânico? Conheça também os 7 erros de SEO que devem ser evitados.