Entenda a importância do E-A-T para colocar a sua página no topo das pesquisas no Google

No universo digital, como muitos sabem, para conseguir estar entre as páginas mais bem posicionadas do Google, é preciso um bom trabalho de SEO aplicado em seu site. O grande propósito do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico e garantir mais visibilidade para as páginas na web. Para isso, há um conjunto de requisitos técnicos que devem ser atendidos de modo a oferecer a melhor experiência de navegação ao usuário.

Pensando em melhorar cada vez mais a qualidade do conteúdo disponibilizado por sites e blogs, em 2017, o Google divulgou uma nova forma de verificação de dados para ranqueamento: o E-A-T.

A sigla significa “Expertise, Authoritativeness and Trust”, ou expertise, autoridade e confiabilidade. Trata-se de uma diretriz que verifica a qualidade e a relevância das informações contidas em uma página na web. Vamos conhecer melhor:

E – Expertise

Expertise, por definição, significa conhecimento específico e aprofundado. Dessa forma, o Google entende que deve privilegiar conteúdos que foram produzidos por especialistas no assunto. O lançamento de um eletrônico terá muito mais destaque em um site de tecnologia, por exemplo, do que em um blog que trate de diversos temas, sendo o eletrônico uma das pautas.

A – Authoritativeness

Na tradução literal: “ter autoridade”. Significa ter domínio sobre o assunto e indicações positivas relacionadas a ele. Para o Google, seu site terá mais credibilidade se for citado em sites ou blogs relevantes, ou ainda por pessoas com conhecimento aprofundado no tema, que apontem a sua empresa como referência no assunto.

T – Trust

Utilizado como “confiabilidade”, o conceito pressupõe que um site ou empresa deve transmitir segurança ao usuário, principalmente em páginas como e-commerce. Um site de compras que não traz certificado SSL (ambiente seguro), por exemplo, fará com que o cliente abandone a página por não se sentir confortável para finalizar o pedido.

Além disso, todo conteúdo divulgado na internet precisa atender a requisitos básicos como ortografia correta, referências sobre os autores, diagramação adequada, entre outros.

Por que o E-A-T é importante?

Com o auxílio do E-A-T, o Google quer entender qual o verdadeiro propósito da página na web, e como as informações contidas ali podem ajudar seus visitantes, para, dessa forma, entregar cada vez mais conteúdos de qualidade que, de fato, tragam soluções adequadas para as dores do internauta. Então lembre-se: sua página precisa ter conteúdos bem definidos e confiáveis, escritos com autoridade, por quem conhece do assunto.

Uma dica é garantir boas avaliações, seja nas redes sociais ou em sites e blogs. O Google fica de olho em como outros usuários avaliaram o conteúdo, e leva essa experiência em consideração no ranqueamento.

Agora que você já sabe o que é E-A-T e como ele impacta nas estratégias de SEO, conte uma agência especializada em marketing digital para garantir melhores resultados e retorno para os seus investimentos na web.