Fatores como responsividade e queda no posicionamento no Google estão entre as razões para as empresas renovarem seus sites. Confira outras!

Quando você quer saber sobre uma empresa, uma das primeiras ações é procurar por seu site. Afinal, a world wide web substituiu, em grande parte, os cartões de visita. E, se não encontra, prioriza os primeiros resultados de sua busca pelo produto, não é? Agora, se você está do outro lado dessa história e não sabe o motivo de seu site ter poucos acessos ou alta taxa de rejeição, destacamos 4 sinais de que seu negócio precisa de um novo site, além de dicas para ser facilmente encontrado pelos clientes.

1) Seu site não é responsivo     

Cresce o número acessos à internet por dispositivos móveis. De 2016 para 2017, o percentual de pessoas que acessaram a rede por meio do celular aumentou de 94,6% para 97%. Em 2018, o uso exclusivo de celulares para acessar a rede ultrapassou o uso misto (computador e smartphone).

É neste ponto que entra a responsividade, fator importante a se considerar na hora de criar um novo site para empresas. Ao acessar de diferentes aparelhos, o usuário deve encontrar uma página adaptável, com redimensionamento de imagens e distribuição harmônica dos elementos, seja celular, tablet, computador ou até televisão.  

2) Queda no posicionamento do Google

Conseguir um bom ranqueamento nas buscas garante mais cliques. Mas, como criar um novo site que tenha mais chances de estar entre os primeiros resultados dos mecanismos de pesquisa?

Os sites responsivos são prioridade para o Google há alguns anos. Aqueles que não ofertam boa experiência mobile nem mesmo aparecem nos resultados.

Além disso, para conseguir tráfego orgânico é preciso investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que é um conjunto de técnicas para otimizar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais dos sites de busca.

3) Não ter estrutura para SEO pensada desde a concepção

Um site já concebido com estrutura pronta para SEO aumenta as chances de obter um bom posicionamento. Apesar de o SEO Off Page não depender da maneira como o site foi desenvolvido, ele é beneficiado por um site com uma boa estrutura On Page. Um site com textos escaneáveis, imagens identificadas e com texto alt, entre outros detalhes técnicos e fundamentais, tem muito mais chances de ser linkado – e este é um fator de influência importante para o ranqueamento, conforme a última pesquisa da Moz.

4) Experiência do usuário insatisfatória

Focar na experiência do usuário (ou UX, User Experience) é se adaptar para atender sua audiência; saber se o usuário encontra a informação facilmente e o modo como ele se sente em seu site, por exemplo. Há, ainda, o Test My Website, disponibilizado pelo Google para saber a quantas anda a velocidade da sua página.

5) Preciso de um novo site para minha empresa, e agora?

Considere que este é um importante canal de comunicação da sua empresa que precisa ter sucesso. Portanto, é fundamental que o seu novo site esteja alinhado à organização e aos atuais objetivos de marketing do negócio, para transmitir confiança e evitar desperdício de recursos. Para garantir um bom resultado, conte com os serviços de uma agência especializada.